BLOG
A valorização do Jardineiro
- Por Administradora Ipiranga
- •
- 17 out., 2017
- •
Indispensáveis na manutenção de espaços tão importantes para as cidades, residências e empresas, os jardineiros podem recriar, transformar e renovar.

“Quem é que vem primeiro, o jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. Jardineiro é uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. ” Rubem Alves
Graças ao trabalho de profissionais como o jardineiro, temos o resgate do contato com a natureza e convívio com as plantas diariamente. Pode parecer um trabalho simples, mas não é. É preciso conhecer as plantas e entender sempre o que elas precisam, fazendo com que estejam cheias de vida, sempre respeitando seu tempo natural. Para conhecermos e valorizarmos ainda mais o trabalho dos amantes da natureza, vamos contar um pouco do que um bom profissional precisa saber para um trabalho de jardinagem eficaz:
CONHECIMENTOS ABRANGENTES
Claro, ele deve entender de plantas. Certo? Mas também deve ir além: pragas, adubação, característica botânica das espécies, iluminação, solo adequado, irrigação, cartela de cores das flores, poda, entre outros assuntos técnicos devem fazer parte do leque de um bom profissional da jardinagem. Saber o que fazer e quando fazer é a peça-chave!
EQUILÍBRIO NA COMPOSIÇÃO
Muitas vezes os jardineiros precisam ter um conhecimento básico de decoração e paisagismo, já que pode sugerir a organização de um jardim. Portanto, ele deve estar preparado para atender demandas não só dos clientes, mas também para contribuir com o trabalho projetista ou paisagista do jardim.
LUZ E SOMBRA
Eco-sistema é a palavra-chave! Um bom jardineiro deve se atentar à adaptação das plantas às questões que envolvem luz e sombra. Saber onde posicionar cada tipo de vegetação priorizando as fases de crescimento de cada planta e o movimento do sol é essencial.
Para sua comodidade o Grupo Ipiranga possui funcionários especializados nos serviços de jardinagem e manutenção de áreas verdes.
RECENTES

O copeiro, basicamente, é um prestador de serviços, podendo trabalhar em residências, hotéis, restaurantes, hospitais, eventos e escritórios.
Quando este profissional trabalha hotéis, por exemplo, auxilía na recepção do restaurante. Já quando trabalha em empresas e escritórios, é responsável por organizar o serviço de café durante reuniões ou o serviço de cocktail durante uma inauguração ou evento. Além de ser responsável por preparar lanches, manter a copa e os utensílios limpos, verificar os mantimentos.
Em hospitais, o profissional será responsável por preparar a dieta dos pacientes de acordo com as prescrições médicas, montar os pratos e servir nos quartos.
Em eventos, além de cuidar dos alimentos, o copeiro deverá entender de regras de etiqueta e decoração. Ele ajudará a preparar a comida, a montar bandejas e mesas, em alguns casos, auxilia a servir.
Aqui na Administradora Ipiranga todos os nossos copeiros são capacitados e passam por treinamento onde o profissional adquire noções relacionadas à higiene de utensílios e à ética profissional.
Todos prontos para trabalhar com excelência no ambiente de cada cliente, de acordo com cada necessidade.

No dia 16 de setembro, acontece o curso Ciclo do Concreto, com realização da A2B Comunicação e da Ribeiro Rigueira Engenharia e Consultoria, que foi preparado para esclarecer e sensibilizar os participantes para as responsabilidades de cada profissional em todas as etapas do concreto, desde à matéria-prima, produção, transporte, recebimento, lançamento/aplicação, acabamento, cura e manutenções preventiva e corretiva.
Público-alvo: Engenheiros, técnicos, mestre de obras, consu ltores, estudantes e profissionais de construtoras, concreteiras, indústrias de pré-fabricados ligadas às etapas do Ciclo do Concreto, síndicos e administradores de condomínios.
Programação:
8h – Módulo I – Matéria-prima e produção
• Conceitos de concreto
• Matéria-prima
• Controle
• Produção do concreto
• Transporte
10h – Caffee Break
10h15 – Módulo II – Obra
• Solicitação do concreto
• Recepção (critérios de avaliação)
• Lançamento
• Adensamento
• Acabamento
• Cura
12h – Encerramento
Instrutor: Jonhson Rigueira – Engenheiro civil graduado pela UFMG, mestre e doutor pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha). Com mais de 15 anos de experiência, nacional e internacional, já atuou nas indústrias do cimento, agregado, concreto, aditivos e pré-moldado. Diretor da Ribeiro Rigueira Engenharia e Consultoria; diretor regional do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON/MG e professor de pós graduação no Instituto IDD – Curitiba, ministrando a disciplina de Concretos Especiais.
Acontece neste sábado, dia 02 de setembro, a segunda edição em 2017 do JVSFÓRUM - Condomínio Inteligente - Visão sistêmica, práticas e impactos, com realização do Jornal Vila da Serra & Condomínios e da Kamonga Desenvolvimento Empresarial e apoio do Grupo Ipiranga.
Após o sucesso dos primeiros encontros, o Jornal Vila da Serra Fórum entra em sua terceira edição na missão de criar espaços de diálogo sobre temas relevantes para os moradores da região do Vila da Serra, do Belvedere, do Vale do Sereno e dos condomínios horizontais da região.
Com título Condomínio Inteligente – Manutenção & Gestão de Recursos, a programação contará com palestra de especialistas e painel não somente com profissionais, mas também com personalidades da comunidade envolvidas com os temas.
Manutenção & Gestão de Recursos
Contexto:
existe constante pressão sobre síndicos acerca da qualidade da prestação de serviço na manutenção e aplicação de recursos, benfeitorias, melhorias e valorização do empreendimento – seja ele comercial ou residencial. Ao mesmo tempo outra pressão ocorre sobre a redução de desperdícios e de gastos e de aproveitamento / reciclagem. Esse contexto, associado a diferentes visões críticas e grande oferta de técnicas e tecnologias de suporte refletem um conteúdo consistente e uma programação garantidora de agregar valor aos participantes, síndicos de toda a região.
Propósito:
atualizar, sensibilizar, informar síndicos sobre técnicas e experiências inovadoras e de melhoria das práticas de manutenção e na gestão de seus recursos; além de trocar experiências de erros e acertos na busca da eficácia.
Local – Faculdades Milton Campos / Auditório Campus II